jusbrasil.com.br
1 de Abril de 2020

Compliance na prática: o que aprendi!

Amanda Ramalho Advocacia e Compliance, Advogado
há 2 meses

Trabalhar com compliance é não ter um dia sequer de rotina ou monotonia. Cada cliente é um cliente, cada situação é uma situação e, de onde vejo, o melhor de tudo é a necessidade de constante estudo e atualização.

Com o compliance aprendi que você não pode, deve ou vai ter sucesso se não compreender que o óbvio, não é óbvio para todo mundo. Cada situação tem diversas perspectivas e você precisa estar aberto para, não só as ver, como compreendê-las, apesar de suas convicções ou crenças.

Entendi que um programa de compliance é tal qual um vestido ou terno feito por uma estilista ou alfaiate, a roupa que fica perfeita no corpo da pessoa, considerando todas as suas particularidades. Um programa bem feito é uma roupa, alinhada e alinhavada considerando as Organizações como elas são em potencialidades e desafios. E, bom... se você tentar vestir a roupa feita para outro corpo, certamente não irá servir.

Aprendi que não adianta de nada excesso de teoria, se você não alinhá-la com a vivência, existem pilares, regramentos legais, livros ensinando o passoapasso, pois tal qual os programas que tem seu próprio “tamanho” e identidade, os seus métodos precisam ter e isso só acontece quando você “põe a mão na massa”.

Consegui superar crenças pessoais de que o meio corporativo não estava disposto a mudar, pois tem muita gente que dele faz parte que tem não só vontade, quanto iniciativa e tem feito a diferença. Talvez vocês não tenham conhecido essas pessoas...ainda!

Por fim, mas muito longe do fim, escolhi começar novamente todo dia, partindo do pressuposto de que nunca estaremos prontos para os desafios irão se por, mas que, sem dúvida, o desejo do aprendizado diário e da superação dos desafios será o que moverá não só o nosso trabalho, mas, sem dúvida, nosso desenvolvimento pessoal.

Compliance não é só algo que deve ser feito porque a lei diz que deve, mas é um jeito, um excelente jeito, de fazer negócio e de se manter sustentável em um mercado cada vez mais competitivos.


Amanda M. Ramalho - amanda@amandaramalho.adv.br - @amandaramalhoadv

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)